[Tradução] Keyblade usando isopor

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tradução] Keyblade usando isopor

Mensagempor Piobaireachd » Qua Mar 25, 2009 20:41:51

Tópico original: Making Foambord Keyblade (Cosplay.com)

Autor: Shadow Warrior (Cosplay.com)

---

Algumas observações sobre o tutorial:

- Em ingles, "foamboard" significa "espuma". O material usado pelo autor é um tipo de placa de espuma rígida usada para fazer o isolamento térmico de casas. Como esse material não é muito comum no Brasil, eu o substituí no tutorial por isopor, que é bem mais fácil de ser encontrado aqui, porém, não se esqueçam de procurar por um isopor de maior densidade!

- A massa utilizada por ele no original chama-se "Sculpey", que é um tipo de massa que endurece com o calor do forno. Procure usar massas que sequem do mesmo modo (vide a Lista de Materiais). Caso não consiga ou queria usar uma massa dessa forma, utilize massas que sequem em contato com o ar ou papel machê (pulando a parte de colocar no forno, obviamente).

---

É possível fazer Keyblades bonitas usando isopor e massa (é bem mais leve e seguro para eventos que madeira), que foi como eu fiz a Soul Eater do meu Rikku. [Ângulo diferente aqui]

Eu decidi postar um tutorial ensinando a fazer espadas e Keyblades seguindo esse mesmo método. Desculpem-me pela falta de imagens no tutorial, mas acredito que esse tutorial será bem claro e direto ao ponto.

Materiais:

- Placa grande de isopor com 0,5cm de espessura;
- Massa (Sculpey no original) - papel machê e massa Fimo funcionam também;
- Grande folha de papel comum (cartolina);
- Plástico filme;
- Tinta acrílica;
- Cola quente;
- Faca elétrica (estiletes e ferramentas de kits de modelismo funcionam também, mas não tão eficientemente);
- Lápis.

1- Desenhe o contorno da Keyblade/espada no papel normal. Geralmente eu preciso de algumas tentativas para fazer direito, então prefiro não fazer diretamente no isopor.

2- Corte o desenho do papel, posicione sobre o isopor e traçe o formato sobre ele.

3- Corte o formato no isopor. Tenha certeza de que cortou todas as camadas do isopor. Não retire a forma cortada antes que tudo tenha sido cortado, pois o peso da placa pode fazer ela dobrar e quebrar.

4- Desenhe os detalhes sobre o isopor com um lápis.

5- Cubra o isopor com grandes folhas de plástico filme. Certifique-se de que há bastante sobra para todos os lados (não corte no formato da espada/Keyblade!). Prenda os lados numa mesa com durex para que ele não se mova. Usamos o plástico para que possamos colocar e retirar a massa sem danificar ou manchar o isopor.

6- Use a massa para modelar e posicionar sobre o plástico os detalhes que você quer que sejam em 3D. Não se esqueça de fazer um par de cada detalhe (um para cada lado da arma), senão o peso depositado sobre apenas um lado fará o isopor quebrar!

7- Siga as instruções da embalagem para assar a massar. Retire as fitas adesivas e coloque o plástico junto da massa no forno, mas preste atenção para que o ele não queime! Tire o plástico apenas quando a massa estiver fria.

8- Cole os detalhes no lugar com cola quente.

9- Pinte da forma desejada com tinta acrílica e deixe secar.

Nota do Pio: não se esqueça: caso sua massa não vá ao forno, pule o passo 7!

---

Imagem
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Re: [Tradução] Keyblade usando isopor

Mensagempor Mo_Vampie » Qua Mar 25, 2009 21:00:11

O Pio é Mara... Ai se fosse uma gunblade, eu corria pra fazer...*-* Só pra carregar por aí e sair falando: whatever. Pros outros.

Só uma nota, se tiverem dúvida sobre isopor de alta densidade já tem um tópico sobre isso! =)
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Htordnil » Qua Mar 25, 2009 21:23:13

Tópico adicionado à lista de tutoriais.
Htordnil

Mensagempor Sliter » Sáb Mar 28, 2009 1:33:44

eu não entendi bem a parte do filmes plastico =x
mas tecnicamente é possível fazer qualquer espada né? XD
ImagemViste meu DeviantArt! \(´°u°`|
Sliter
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor @Rafahell77 » Sáb Mai 01, 2010 4:14:44

eu não entendi bem a parte do filmes plastico =x
mas tecnicamente é possível fazer qualquer espada né? XD [2]
@Rafahell77

Mensagempor Piobaireachd » Sáb Mai 01, 2010 11:20:11

@Rafahell77 escreveu:eu não entendi bem a parte do filmes plastico =x
mas tecnicamente é possível fazer qualquer espada né? XD [2]

Sim, teoricamente dá para fazer qualquer coisa :3

A parte do plástico é mais ou menos assim... você vai enrolar a keyblade nesse plástico, que é aquele fininho e transparente que costumam usar para enrolar frutas, por exemplo, para conservá-las melhor. Essa camadinha de plástico serve para que você não coloque a massa que será usada nos detalhes diretamente em cima das partes em isopor. Quem já trabalhou com isopor sabe que esse material é bem frágil e tem reações não muito agradáveis quando entra em contato com outros materiais, como alguns tipos de tinta, por exemplo. Com o plástico, você não corre o risco de estragar o isopor com o que for usar para fazer os detalhes em 3D (:
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Shaitan999 » Dom Mai 01, 2011 9:14:58

ótimo tuto, só mudaria algumas coisas, ao invés de fimo, que precisa ser assado e tal, poderia se usar o bom e velho durepóxi que dá pra moldar também e seca ao ar, dá pra lixar, pintar e tudo mais

e pra cortar o isopor tenho duas dicas boas, caso não tenha a faca elétrica, pode-se usar uma faca dentada quente, e cortar beeeem devagar e com calma que dá pra cortar bem sem esfarelar tanto o isopor, só uma precaução de esquentar a faca o suficiente pra facilitar o corte, mas não esquentar demais, senão o calor estraga o isopor, ele vai deteriorando e murchando onde faca passar. Mas o que eu recomendo pra cortar é a boa e velha serra tico tico, mas isso é uma ferramente que nem todo mundo tem dando sopa em casa.
STEEL ISN'T STRONG
FLESH IS STRONGER

Imagem
Shaitan999
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Voltar para Tutoriais