Autor: Shadow Warrior (Cosplay.com)
---
Algumas observações sobre o tutorial:
- Em ingles, "foamboard" significa "espuma". O material usado pelo autor é um tipo de placa de espuma rígida usada para fazer o isolamento térmico de casas. Como esse material não é muito comum no Brasil, eu o substituí no tutorial por isopor, que é bem mais fácil de ser encontrado aqui, porém, não se esqueçam de procurar por um isopor de maior densidade!
- A massa utilizada por ele no original chama-se "Sculpey", que é um tipo de massa que endurece com o calor do forno. Procure usar massas que sequem do mesmo modo (vide a Lista de Materiais). Caso não consiga ou queria usar uma massa dessa forma, utilize massas que sequem em contato com o ar ou papel machê (pulando a parte de colocar no forno, obviamente).
---
É possível fazer Keyblades bonitas usando isopor e massa (é bem mais leve e seguro para eventos que madeira), que foi como eu fiz a Soul Eater do meu Rikku. [Ângulo diferente aqui]
Eu decidi postar um tutorial ensinando a fazer espadas e Keyblades seguindo esse mesmo método. Desculpem-me pela falta de imagens no tutorial, mas acredito que esse tutorial será bem claro e direto ao ponto.
Materiais:
- Placa grande de isopor com 0,5cm de espessura;
- Massa (Sculpey no original) - papel machê e massa Fimo funcionam também;
- Grande folha de papel comum (cartolina);
- Plástico filme;
- Tinta acrílica;
- Cola quente;
- Faca elétrica (estiletes e ferramentas de kits de modelismo funcionam também, mas não tão eficientemente);
- Lápis.
1- Desenhe o contorno da Keyblade/espada no papel normal. Geralmente eu preciso de algumas tentativas para fazer direito, então prefiro não fazer diretamente no isopor.
2- Corte o desenho do papel, posicione sobre o isopor e traçe o formato sobre ele.
3- Corte o formato no isopor. Tenha certeza de que cortou todas as camadas do isopor. Não retire a forma cortada antes que tudo tenha sido cortado, pois o peso da placa pode fazer ela dobrar e quebrar.
4- Desenhe os detalhes sobre o isopor com um lápis.
5- Cubra o isopor com grandes folhas de plástico filme. Certifique-se de que há bastante sobra para todos os lados (não corte no formato da espada/Keyblade!). Prenda os lados numa mesa com durex para que ele não se mova. Usamos o plástico para que possamos colocar e retirar a massa sem danificar ou manchar o isopor.
6- Use a massa para modelar e posicionar sobre o plástico os detalhes que você quer que sejam em 3D. Não se esqueça de fazer um par de cada detalhe (um para cada lado da arma), senão o peso depositado sobre apenas um lado fará o isopor quebrar!
7- Siga as instruções da embalagem para assar a massar. Retire as fitas adesivas e coloque o plástico junto da massa no forno, mas preste atenção para que o ele não queime! Tire o plástico apenas quando a massa estiver fria.
8- Cole os detalhes no lugar com cola quente.
9- Pinte da forma desejada com tinta acrílica e deixe secar.
Nota do Pio: não se esqueça: caso sua massa não vá ao forno, pule o passo 7!
---