[Tutorial] Staff/Cajado

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Staff/Cajado

Mensagempor Mo_Vampie » Ter Set 15, 2009 18:48:02

Mais um dos tutoriais estilo quase lojinha de um real da Mo. Finalmente fiz um cajado quase decente pra minha Priest e vim dividir aqui com quem precisar de algo parecido.

Materiais:

-Cabo de vassoura
-Jornal
-Cola
-Fita crepe
-Massa corrida
-Tinta

”Ferramentas”:

-Luvas plásticas
-Lixa
-Pincel

Passo a passo:

1- O cabo

Eu peguei várias tiras de jornal e encapei o cabo de vassoura usando cola e fita crepe nas pontas porque pensei em colocar um efeito irregular com papietagem, mas como não deu tempo acabei que não fiz isso, por outro lado encapando a parte de cima ficou com a cor e textura mais próxima da ponta do cajado. E sem isso ficaria mais dificil pregar a ponta no cabo, mas se não quiser encapar tudo e deixar o efeito da madeira, pelo menos encape a ponta de cima pra ajudar a prender a segunda parte.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44904.jpg

É só ir enrolando as tiras e passando cola. Nas pontas dobrei o jornal e passei fica crepe pra ficar arredondando e “fechado”.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44905.jpg

2- A meia lua do topo

Eu torci uma folha de jornal e a colei em forma cilindrica, não use cola demais se não vai endurecer e ficar ruim de moldar!

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44907.jpg

Quando ela secou a dobrei em forma de meia lua e amarrei as duas pontas a uma curta distancia com barbante, passei mais cola e deixei secar na forma de C. Agora sim, passe bastante cola, fita e o que mais ajudar a endurecer e ficar na forma. Depois disso peguei outra folha de jornal mais curta, enrolei e coloquei por dentro do C, prendendo no lugar com fita crepe pra “engordar o interior da lua”.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44911.jpg

Leve o tempo e pedaços de jornal que quiser e puder moldando até ficar na forma e tamanho que você quer, eu estava com pressa então deixei assim.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44912.jpg

3- Juntando as partes

Essa parte requer um pouco de paciência e, talvez, malabarismo, se você tiver uma morsa ajuda porque o cabo fica parado, se não tiver nada com o que prender o cabo de vassoura em pé use os joelhos mesmo. Corte alguns pedaços de fita préviamente, depois coloque a meia lua sobre a ponta do cabo e vá passando a fica para ficar um no topo do outro.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44913.jpg

Faça diagonais, voltas, etc. Não tenha dó da fitacrepe, a ponta tem que ficar firme no lugar! Quando estiver satisfeito gire um pouco o cajado pra ter certeza que está firme, nem vai cair, se estiver meio bambo, não pense duas vezes, passe mais fita!

4- Acabamento

Eu queria ter mais fotos dessa parte, mas eu tava tão neurótica e com pressa de terminar pro Animecon que esqueci, gomen. Vou tentar detalhar bem.

Deite o cajado na sua superficie de trabalho e passe massa pela meia lua, eu preferi usar luvas do que espatula porque acho melhor para moldar e fazer as curvas, mas se você gosta mais de espatulas use-a. Só pra passar a massa por toda a meia lua (um lado, outro lado, em cima e em baixo) vai demorar um pouco. Mais uma vez é bom ter algum lugar onde prender o cajado pra você passar na parte de cima e debaixo e deixar secando parado.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44914.jpg

Depois que tiver passado massa em tudo e ela secar podem aparecer algumas rachaduras, eu deixei rachado porque queria o efeito que a tinta fazia nos sulcos, mas se você quiser algo lizinho passe mais massa e lixe até sumir qualquer linhazinha em relevo indesejada. Com rachaduras ou sem você deve lixar a massa pra tirar os desniveis, pontas e irregularidades indesejadas.

Feito isso é hora de pintar! Eu fiz duas etapas de pintura, uma com tinta de tecido sobre o jornal que estava encapando o cabo e outra com tinta esmalte marrom em tudo, duas camadas por ela ser um tanto quanto transparente. Mas você pode usar a tinta à sua escolha.

5- Resultado final

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A45080.jpg

Um cajado com ponta irregular de meia lua.

------x---------

E isso é tudo pessoal, qualquer problema com os links ou duvidas me avisem.
Espero que seja útil. ^^
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Staff/Cajado

Mensagempor Antares_sama » Ter Set 15, 2009 19:38:49

Ficou muito bom, parece madeira mesmo.
Antares_sama

Mensagempor Cla-chan » Ter Set 15, 2009 21:51:06

acabei de ler e já adicionei a lista de tutos da comofas (: lindo Mo! Papiletagem de jornal é mara!
tava pensando em fazer um tópico com várias papiletagens (jornal, papel higienico, sulfite, revista...)
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Mo_Vampie » Ter Set 15, 2009 21:56:15

Era uma boa Cla, dá pra explorar as diferentes texturas e a vantagem de cada papel. Eu to quase fazendo uma cesta de revista pra quando no futuro ULTRA distante eu fizer a chapeuzinho vermelho... xD se fizer posto aqui....

Ficou muito bom, parece madeira mesmo.

Danke, Antares. ^^
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Piobaireachd » Ter Set 15, 2009 22:01:21

Mo! Adorei o tutorial, com certeza vou fazer um cajado usando essa técnica! 8D

Parabéns! x3
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Qua Set 16, 2009 3:00:28

Muito legal :3 E ficou parecendo madeira mesmo!
Papel machê > nós 8D Ainda mais nesse caso q não precisa morrer lixando pra deixar 200% liso hauhaua /odeia isso >:
Aiai, isso me deixa com vontade de cosmeikar (mas hein) :B

Parabéns Mo!
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Uzuking » Dom Dez 13, 2009 4:18:57

hmmm... isso vai enriquecer muito meu White Mage
Uzuking

Mensagempor mystck » Sáb Jul 21, 2012 18:21:19

Oi, eu gostei bastante do resultado e estou tentando fazer um Cajado para o meu Druida com esse tutorial, só o topo que vou fazer diferente... Eu queria saber o seguinte: Quando eu encapei o meu cabo de vassoura, ele ficou um pouco enrugado por causa do jornal. É normal isso? E outra: É recomendável eu passar massa acrílica no cabo e pintar depois, pra não ficar enrugado por causa do jornal? É bom impermeabilizar? Obrigado =)
Imagem
mystck
Newbie
Newbie

Mensagempor Mo_Vampie » Dom Jul 22, 2012 11:11:30

Oi Mystck.

Então, é normal enrugar e eu deixei porque queria esse efeito para ficar mais parecido com madeira bruta do que deixar ele lisinho e trabalhado. Se você quer algo mais clean sugiro que você passe massa e depois lixe, vai depender do efeito que você quer deixar.

Impermeabilizar depende do tipo de tinta que você vai usar, eu usei tinta verniz então não precisou. =) Espero ter ajudado.
Imagem

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor mystck » Dom Jul 22, 2012 17:56:54

Oi Mo =D
Ajudou sim =D É que eu estou tentando fazer um cajado para um Druida que estou pensando fazer... O Topo eu iria fazer com Jornal e usar alguma coisa de papietagem, mas aí decidi fazer ele com uma chapa de madeira e depois passar massa, lixar e pintar... Mas me ajudou bastante, muuito obrigado =D
Imagem
mystck
Newbie
Newbie

Mensagempor Caiandesousa » Qui Jul 18, 2013 12:51:08

você poderia ensinar a fazer um do Gandalf do filme o hobbitpor favor !! o cinzeto
Caiandesousa
Newbie
Newbie

Mensagempor Mo_Vampie » Seg Out 07, 2013 23:26:17

Oi Caian, desculpa a demora, faz muito tempo que não entro no CB. Mais tempo ainda que fiz esse tuto e nem imaginei que alguém fosse postar nele.

Esse? http://graffitiwithpunctuation.net/wp-c ... andalf.jpg

Você pode fazer a parte de cima com pedaços de jornais torcidos.
Faça varias tiras torcidas e prenda na ponta, passe bastante cola branca para endurecer e vá moldando/cortando nos tamanhos que achar melhor. Quando secar passe mais cola e deixe secar de novo para ficar bem firme. Depois é só pintar por cima. :)

Espero que ajude caso ainda esteja pensando em fazê-lo.
Imagem

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Voltar para Tutoriais