Material:
Pilhas
Led
Fita Isolante
Alicate
Fio
Bom, a primeira coisa a fazer é saber como ligar uma lâmpada (parece meio idiota, mas não estou falando de rosquear ela no teto xD). Para isso vou usar um tipo específico de lâmpada (o que vai ser usado nas fantasias), é o chamado "led":

E porque usar ele e não uma lâmpada convencional? Bom, primeiro porque há uma coisa chamada voltagem, e é o que determina a fonte de energia que você terá que usar para ligar a lâmpada, e as lâmpadas convencionais usam uma voltagem muito alta (110v, 220v...) o que dificulta para fazer algo portátil, já que nem todos os eventos fornecem tomadas, e além do que... quem vai querer andar por ai prezo numa tomada?
Então vamos tornar isso mais simples e usar o "led" pois podemos encontrá-lo em baixas voltagens (explicarei melhor mais adiante). Para ligar um led a uma pilha é bem simples, basta unir as cargas semelhantes de cada um (positivo/positivo, negativo/negativo). Lembrando que no led, a perna maior é a positiva.
Atenção: Caso conecte ao contrário, a lâmpada queimará!

Agora, quanto a voltagem, é necessário ver se o led que esta usando corresponde a bateria. Podem ser encontrados led's de diversas voltagens (3v, 12v...):

Atenção: Conectar uma pilha com voltagem maior do que a lâmpada também ira queimá-la.
Mas, o que fazer se a lâmpada/led tiver uma voltagem maior do que a da pilha? Bom isso também é bem simples. Para tanto usaremos um tipo de ligação chamada "Ligação em Série" que "aumenta" a voltagem da pilha. Para tanto é necessário unir as cargas opostas de cada pilha numa seqüencia, prendendo-as com fita isolante.

Aqui um exemplo real:
http://img411.imageshack.us/img411/1281/dsc05249e.jpg
Assim, para cada pilha que você adicionar, basta somar as voltagens. No exemplo a cima, como cada pilha possui 1.5v, e eram 2 pilhas, temos um total de 3.0v.
Agora, para fazer com que sua pilha dure mais tempo, e seu led fique mais tempo ligado, pode ser usado outro tipo de ligação chamada "Ligação em Paralelo". Nesse caso unimos as cargas semelhantes de cada pilha e posteriormente ao led.

E, o exemplo:
http://img168.imageshack.us/img168/4316/dsc05250w.jpg
Isso é muito legal pois torna acessórios mais reais e dá mais um diferencial a roupa.
Acho que é basicmante isso, como esse é meu primeiro tutorial tenho quase certeza que vão encontrar alguns erros xD Mas ficaria feliz em corrigi-los e espero que tenha ajudado um pouco mais. ^^