[Tutorial] Luzes

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Luzes

Mensagempor Guispfilho » Qui Abr 29, 2010 16:57:16

Tive a idéia de fazer esse tutorial quando tive que colocar luzes em certos cosplays meus e percebi que não haviam tutoriais que falassem sobre isso. Não vou me aprofundar muito no assunto de eletricidade, apenas o suficiente para tornar as roupas um pouco mais... interessantes? Eu sei que para alguns falarei coisas um tanto quanto idiotas, mas acho que outros não sabem essas noções básicas.

Material:
Pilhas
Led
Fita Isolante
Alicate
Fio

Bom, a primeira coisa a fazer é saber como ligar uma lâmpada (parece meio idiota, mas não estou falando de rosquear ela no teto xD). Para isso vou usar um tipo específico de lâmpada (o que vai ser usado nas fantasias), é o chamado "led":

Imagem

E porque usar ele e não uma lâmpada convencional? Bom, primeiro porque há uma coisa chamada voltagem, e é o que determina a fonte de energia que você terá que usar para ligar a lâmpada, e as lâmpadas convencionais usam uma voltagem muito alta (110v, 220v...) o que dificulta para fazer algo portátil, já que nem todos os eventos fornecem tomadas, e além do que... quem vai querer andar por ai prezo numa tomada?

Então vamos tornar isso mais simples e usar o "led" pois podemos encontrá-lo em baixas voltagens (explicarei melhor mais adiante). Para ligar um led a uma pilha é bem simples, basta unir as cargas semelhantes de cada um (positivo/positivo, negativo/negativo). Lembrando que no led, a perna maior é a positiva.

Atenção: Caso conecte ao contrário, a lâmpada queimará!

ImagemImagem

Agora, quanto a voltagem, é necessário ver se o led que esta usando corresponde a bateria. Podem ser encontrados led's de diversas voltagens (3v, 12v...):

Imagem

Atenção: Conectar uma pilha com voltagem maior do que a lâmpada também ira queimá-la.

Mas, o que fazer se a lâmpada/led tiver uma voltagem maior do que a da pilha? Bom isso também é bem simples. Para tanto usaremos um tipo de ligação chamada "Ligação em Série" que "aumenta" a voltagem da pilha. Para tanto é necessário unir as cargas opostas de cada pilha numa seqüencia, prendendo-as com fita isolante.

Imagem
Aqui um exemplo real:
http://img411.imageshack.us/img411/1281/dsc05249e.jpg

Assim, para cada pilha que você adicionar, basta somar as voltagens. No exemplo a cima, como cada pilha possui 1.5v, e eram 2 pilhas, temos um total de 3.0v.

Agora, para fazer com que sua pilha dure mais tempo, e seu led fique mais tempo ligado, pode ser usado outro tipo de ligação chamada "Ligação em Paralelo". Nesse caso unimos as cargas semelhantes de cada pilha e posteriormente ao led.
Imagem
E, o exemplo:
http://img168.imageshack.us/img168/4316/dsc05250w.jpg

Isso é muito legal pois torna acessórios mais reais e dá mais um diferencial a roupa.
Acho que é basicmante isso, como esse é meu primeiro tutorial tenho quase certeza que vão encontrar alguns erros xD Mas ficaria feliz em corrigi-los e espero que tenha ajudado um pouco mais. ^^
Guispfilho

Re: [Tutorial] Luzes

Mensagempor Cla-chan » Qui Abr 29, 2010 17:42:45

Cara, leds são coisas super baratinhas e legais e que eu não fazia idéia de como usar! Valeu mesmo pelo tutorial, baby (: Já adicionei a listinha :*
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor J.Emmy-chan » Qui Abr 29, 2010 19:58:27

Perfeito!!! Muito interessante ainda mais se você quiser dar aqueles efeitos shows em apresentações... muito bom ^^
Imagem
"Vejamos, na situação em que estamos... se eu tiver uma moto, meu remondou e meu mp3, eu sobrevivo..." Project HL - 3rdImagem
remondou: remon + budou => nome dado ao suco de limão com uva mencionado na frase
J.Emmy-chan
CBManiac
CBManiac

Localização: Sob um sol escaldante querendo um dia nublado e... to no Rio de Janeiro '-'

Mensagempor Guispfilho » Qui Abr 29, 2010 20:06:48

Cla-chan escreveu:Cara, leds são coisas super baratinhas e legais e que eu não fazia idéia de como usar! Valeu mesmo pelo tutorial, baby (: Já adicionei a listinha :*

Sim, da pra achar em torno de R$0,30 então sai bem barato. O problema mesmo são as pilhas, porque as vezes é melhor ao invés de usar duas pilhas de 1.5v, usar logo a pilha de relógio que já tem 3v já que ela ocupa muito menos espaço do que duas pilhas AA ou até mesmo AAA e estas acabam saindo um pouco mais caro: RS4,00 (me chamem de mão de vaca xD).

Jiyake escreveu:Perfeito!!! Muito interessante ainda mais se você quiser dar aqueles efeitos shows em apresentações... muito bom ^^

E sim, concordo plenamente. As vezes sinto falta de luzes em alguns cosplays T.T é dificil de achar. Outro dia vi uma da Samus iluminado, muito irado *3*
Guispfilho

Mensagempor J.Emmy-chan » Qui Mai 06, 2010 3:01:17

Só uma pergunta... quantos LED's aguentam uma bateriazinha???
Imagem
"Vejamos, na situação em que estamos... se eu tiver uma moto, meu remondou e meu mp3, eu sobrevivo..." Project HL - 3rdImagem
remondou: remon + budou => nome dado ao suco de limão com uva mencionado na frase
J.Emmy-chan
CBManiac
CBManiac

Localização: Sob um sol escaldante querendo um dia nublado e... to no Rio de Janeiro '-'

Mensagempor Guispfilho » Qui Mai 06, 2010 3:19:37

Jiyake escreveu:Só uma pergunta... quantos LED's aguentam uma bateriazinha???

Não entendi direito a pergunta, mas você pode botar qnts led's quiser ligados (corretamente) a fonte de energia, mas quanto mais led's você colocar, mais rapido a pilha vai acabar.
Guispfilho

Mensagempor Lady Shiori » Sáb Mai 08, 2010 15:24:15

Ótimo tutorial. Já sabia como fazer isso, aprendi com o livro de ciências (xD), mas pra quem não sabe, é uma boa.
Também tem como fazer uma chave para ligar os leds só para fotos, apresentações e tal, e aí economizar pilha. Vou tentar fazer aqui e posto o resultado :*
W.I.P.
Minos de Griffon | Rondo | Iroha (Matryoshka ver.) | Grell Sutcliffe
Next:
Iroha (Himitsu no Hokago ver.) | Shirogane (Shadow King ver.)

Imagem

How pitiful. You souless creatures!
Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Yoko-Chan » Sáb Mai 08, 2010 15:30:23

Eu já tinha pensado nisso de usar LEDs, tanto é que eu vou usar isso no meu cosplay da Miku pra fazer o fone acender *3*
(No meu caso eu catei os LEDs de uma lanterna, ai já vem a bagaça toda pronto, só montar dentro do fone -q)
NOT ENUFF DAKKA >:O
Yoko-Chan
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Bao » Qua Jul 21, 2010 18:23:47

O leds vendem em diversas cores? Se sim, é bem dificil encontra-las? o:?
Imagem

]
Bao
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor J.Emmy-chan » Qua Jul 21, 2010 19:42:44

Bao escreveu:O leds vendem em diversas cores? Se sim, é bem dificil encontra-las? o:?

Vendem sim! Até em luz negra vende se você quiser vende xD
Não é difícil não... já que tem varios daqueles caras que customizam o cpu por dentro com leds xD
Imagem
J.Emmy-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Bao » Qua Jul 21, 2010 22:59:31

Obrigado :]. +rep.
Imagem

]
Bao
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Ivan Uzumaki » Qua Jul 21, 2010 23:11:27

vlws pelo TUTO vai mea ajudar muito no meu cos de Sawada Tsunayoshi
Ivan Uzumaki

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Qui Jul 22, 2010 15:09:16

*-* eu sempre quis fazer enfeites com leds...... *o*~~~obrigada, estou com altas ideias agora....especialmente´para báculos....
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor J.Emmy-chan » Qui Jul 22, 2010 22:25:53

Sumomo chan ^.^ escreveu:*-* eu sempre quis fazer enfeites com leds...... *o*~~~obrigada, estou com altas ideias agora....especialmente´para báculos....

Faz um sistema de circuitos controlados por chaves ai na parte mais show da apresentação você liga os leds do báculo e fica aquele show de luzeeees \o/\o/\o/ *chora de emoção*
Imagem
J.Emmy-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor laurahrk » Dom Ago 29, 2010 15:10:53

A pilha também poderia ser trocada por uma bateriazinha, encontrada nas mesmas lojas de eletronicas que vendem leds, de uns 3V né?

No meu caso, como eu iria querer para colocar numa luva, minha maior precaução é para o volume que esse circuitinho irá fazer.... já que na luva teria q ser um volume não mto perceptivel... então pensei em trocar a bateria e a pilha normal por pilhas AAA, que tem a espessura mais fina.

Uma dúvida que tenho.... será que a fonte aguentará fazer com que o circuito funcione por muito tempo? Mesmo com a chave liga/desliga?

Aaaah, e como eu tava procurando mais sobre o assunto hoje (mesmo tendo tido eletronica basica, eu era um horror no laboratorio), eu vi uma explicação em desenho para o circuito com o led, a fonte (pilha, bateria...) e a chave liga/desliga que de repente pode clarear mais as ideias de alguém. Aqui está:

http://i42.tinypic.com/wul3z7.jpg

O numero de Leds pode ser menor e nesse caso é uma ligação em série.
O que eu quero ver.... é o contorno dentro da escuridão.
O que eu quero ouvir... são os passos hesitantes.
O que eu quero saber.... é o lugar aonde eu pertenço.

Higurashi No Naku Koro Ni.
laurahrk
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Próximo

Voltar para Tutoriais